logoPostSQLExpress

Instalando o SQL Server 2008 Express

Hoje vou descrever os passos BÁSICOS para a instalação do SQL Server 2008 Express, esta que é a edição gratuita do SQL Server e atende muito bem pequenas aplicações (além de ser uma ótima opção pra quem quer estudar esse banco).

Na edição gratuita do SQL Server 2000 (conhecida por MSDE) até mesmo alguns DBAs sofriam para instalá-la. De lá pra cá muita coisa mudou e hoje você já conta com ferramentas gráficas para instalar e gerenciar sua instância. Essa edição do SQL Server suporta 1 CPU (com suporte a multi-core), 1 GB de RAM e bases de dados de até 4 GB (para mais espaço de armazenamento consulte este post), e ao contrário do que muitas pessoas dizem, as edições Express tem suporte a rede; o fato é que essa opção vem desabilitada, mas é muito simples ativá-la.

Nesse post vou demonstrar a instalação do SQL Express + ferramentas. Se você desejar o mesmo, ao realizar o download escolha a opção Microsoft SQL Server 2008 Express with Tools (executável: SQLEXPRWT_x86_ENU.exe); o tamanho do executável é de aproximadamente 220 MB. Segue abaixo o link para download: http://www.microsoft.com/brasil/servidores/sql/editions/express.mspx Antes de iniciar a instalação do SQL Server Express você deverá verificar:

Após as devidas verificações e atualizações, podemos iniciar a instalação. Execute o arquivo SQLEXPRWT_x86_ENU.exe e observe que do lado esquerdo da tela que é apresentada existem as opções Planning, Installation, Maintenance e etc. Na guia Planning escolha a opção System Configuration Cheker.

tela1_sql2008

Neste momento será feita uma breve verificação para indicar se falta algo para o andamento da instalação. Obtendo um retorno positivo clique em Ok e selecione na guia Installation a opção New SQL Server stand-alone installation or add features to an existing installation (Nova instalação ou adiciona opções para uma instalação já existente).

tela3_sql2008

O instalador fará uma nova verificação, se estiver tudo certo (para ver os detalhes dessa verificação clique no botão Show Details) clique no botão OK.


tela4

Na próxima tela clique em Install para instalar os arquivos que darão suporte ao restante da instalação. Clique Next.

Na tela Product Key clique em Next (observe que você não precisa de uma chave já que é esta é uma versão free). Marque a opção: “I accept the license terms” e clique em Next. Quando esta etapa finalizar, você irá escolher o que deseja instalar. Marque somente a opção Database Engine Services. Essa opção instalará o engine do SQL Server Express. Se desejar instalar também as ferramentas marque a opção Management Tools – Basic

tela5

Na próxima tela você deverá escolher por uma instância padrão (Default Instance) ou uma instância nomeada (Named Instance). Esta etapa define o nome pelo qual seu servidor SQL irá responder. Se escolher pela instância padrão o SQL terá o mesmo nome de seu servidor, se for uma instância nomeada o SQL irá atender por: NOME_SERVIDORNOME_SQL. 

tela6

Clique em Next.

A próxima tela traz um resumo sobre o espaço em disco que será utilizado. Clique em Next.

A seguir você deverá informar sob qual conta do Windows rodarão os serviços do SQL Server. No meu caso, como estou instalado no notebook, na caixa Account Name vou escolher a conta AUTORIDADE NTSYSTEM para o serviço do SQL e o padrão para o SQL Browser. Em casos onde seu SQL Server utilizar recursos de rede será importante utilizar uma conta de domínio.

Clicando em Next você deverá optar pelo modo de autenticação no SQL. As duas opções são:

Windows Authentication Mode – Nessa opção, apenas contas do Windows poderão autenticar no seu SQL.

Mixed Mode – Nessa opção, poderão autenticar tanto contas Windows e contas criadas posteriormente dentro do SQL.

A Mixed Mode é a mais utilizada (apesar de não ser a recomendada pela Microsoft).

Nesse post vou escolher a opção Mixed Mode e definir uma senha para a conta system administrator (SA). Também irei adicionar uma conta Windows ao grupo de administradores do SQL. Você pode adicionar uma conta de administrador e também o usuário atual clicando no botão Add Current User. 

tela7

O SA é o usuário master do seu SQL Server, por isso não atribua uma senha fraca a ele e não ESQUEÇA essa senha .

Se estiver em dúvida sobre o modo de autenticação que deve usar, fique tranqüilo, essa configuração pode ser alterada depois. Como estamos realizando uma instalação padrão, neste momento ignore as abas Data Directories e FILESTREAM. Clique em Next.

A próxima tela pergunta se você deseja enviar automaticamente relatórios de possíveis erros para a Microsoft. Faça sua escolha e clique em Next. Agora o instalador faz uma nova verificação para validar os parâmetros informados até aqui. Se estiver tudo ok, clique em Next.

Verifique o resumo da instalação e finalmente clique em Install. Agora é só aguardar a finalização da instalação.

Considerações: Se você realizar essa instalação numa maquina com Windows XP em português, ao final poderá encontrar o seguinte erro na instalação:

tela8

Segundo a Microsoft isso não é efetivamente um erro. Isso ocorre quando tentamos instalar uma versão inglês do SQL Server (2005 ou 2008) num Windows XP SP3 não-inglês (como já comentei neste post).

Neste texto abordei somente os passos básicos para a instalação do SQL Server 2008 Express. Pretendo detalhar outras opções nos próximos posts… no próximo iremos habilitar o acesso a rede, por enquanto, bom trabalho e bons estudos.

[wp_campaign_2]

Veja como habilitar suporte a rede aqui.


Silas Mendes

Premium Field Engineer, amante de tecnologia, músico nas horas vagas, marido e pai full time :) Silas Mendes é formado em banco de dados pelo IBTA e possui certificações MCT, MCP, MCTS e MCITP em SQL Server. silas@dbabrainstorm.com

21 thoughts on “Instalando o SQL Server 2008 Express

  1. Consigo chegar até a tela de instalação dos arquivos de suporte e ao instalar por completo aparece a mensagem “A instalação do SQL Server encontrou o seguinte erro: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.”

    Minha máquina está com XP SP3 e todas as atualizações solicitadas do win installer, .net framework e powerShell. Todos os requisitos exigidos da máquina para a instalação do sql server estão ok.

    Saberia me dizer do que se trata a mensagem?

    Obrigada!
    Ariane

  2. Na minha primeira tentativa ocorreu um erro.
    disse que era erro de rede, ai tentei de novo e deu tudo certo!
    Mas eu instalei a versão sem as ferramentas e em pt-br.
    Post muito bom!!!

  3. Cara sigo todos os passos porem ele da erro na Engine durante a instalacao dizendo que nao tem permissao para o login … eu uso o vista home basica e tenho um usuario com meu nome q eh o administrador e tem senha …
    Ele conclui a instalacao mas nao consigo conectar depois pra utilizar … vc sabe o que pode ser ?

  4. Por favor, alguém poderia me dizer se é possível instalar o SQL 2008 Express em um servidor com Windows Server 2008 Foundation? Nas tentativas que fiz ele deu uma mensagem de que não é possível instalar o sql em um controlador de domínio… achei estranho, nada haver…

    1. Resposta por e-mail:

      Alisson, não é uma boa prática instalar o SQL Server num Controlador de Domínio, no entanto, pelo que sei apesar de não ser recomendado a Microsoft não barra a instalação.
      O que você pode verificar é o seguinte: qual conta você está utilizando para rodar os serviços do SQL Server? No seu caso você não poderá utilizar aquelas: AUTORIDADE NTSYSTEM ou a AUTORIDADE NTNETWORK.
      Se for este o caso, crie outra conta no Windows e coloque esta nova conta para rodar os serviços do SQL.
      Se der certo, me avisa depois, ok?

      Até +

      Resposta Alisson:

      Caro Silas, obrigado mais uma vez pela prestatividade.

      Por fim, consegui instalar o servidor de dados (SQL Server) no domain admin. É exatamente aquilo que você havia dito, ou seja, precisa-se utilizar uma outra conta que não seja a local para conseguir subir os serviços. Tive alguma dificuldade até descobrir que na verdade o Web Plataform Installer tenta fazer uma instalação silenciosa do servidor, usando vários atributos default, dentre eles, a conta que seria usada nos serviços. Quando descobri isto foi fácil, disparando a instalação direto pelo executável.

      Grato pela ajuda,

      Abraços,

      Alisson

  5. quando abro o sql server installation center e clico no instalador do sql, ele abre uam tela pra proucurar uma pasta pra estalação, mas nao consigo instala em nenhuma da sempre erro em todas.

  6. Cara, acontece o seguinte… eu instalei o SQL uma vez no meu Win7, desinstalei e quando tentei reinstalar, simplesmente ele não reinstala mais. sem falar que eu não consigo fazer a desinstalação completa do programa. qdo eu inicio o arquivo de instalação, a msg de erro que aparece é essa:
    unhandled exception has occurred in your application. if you click continue, the aplication will ignore this error and attempt to continue. if you click quit. the application will close immediately. an error occurred creating the configuration section handler for userSettings/Microsoft.Sql.Server.Configuration.LandingPage.Properties.Settings: Could not load file or assembly ‘System, Version=4.0.0.0,Curlture=Neutral, PublicKey Token=b77a5c561934e089′ or one of its dependecies. O sistema não pode encontrar o arquivo especificado. (C:UsersRafaelAppDataLocalMicrosoft_CorporationLandingPage.exe_StrongName_ryspccglaxmt4nhllj5z3thycltsvyyx10.0.0.0user.config

    tem como tu me dá uma luz? desde já, abraço!

Deixe uma resposta